Luminárias LED
O mundo inteiro está apaixonado pela iluminação LED, e não é surpresa: As luminárias LED são resistentes, elegantes, atraentes e iluminam com qualidade muito superior às lâmpadas de vapor de alta pressão, além de consumir menos energia elétrica para realizar sua função. O que nem todos sabem, no entanto, é que a simples substituição de luminárias velhas por LED pode ser um mau negócio, se realizado por empresas sem conhecimento ou experiência no assunto.
É importante observar que, para obter o mesmo resultado lumínico de uma lâmpada de vapor, a luminária LED deve emitir menos luz, contanto que, através de ajustes específicos em sua ótica, a luz emanada seja direcionada especificamente para a área que se deseja iluminar. Ou seja, enquanto lâmpadas de vapor emanam luz para todos os lados, com parte desta sendo refletida pela luminária, a luminária LED deve ter um conjunto ótico de qualidade para direcionar a luz na direção e proporção correta.
Para conseguir isto, é necessário, antes de mais nada, ciência. Profissionais habilitados devem fazer um estudo luminotécnico da área a ser atendida, levando em consideração o distanciamento entre os pontos, a largura da via, a largura da calçada, a altura dos postes, a profusão de sombras (por copas de árvores ou outros obstáculos) para, somente após este estudo, ter definido qual é a configuração específica para cada ponto de luz, e então ter cada luminária previamente ajustada para o local onde será instalada.
O estudo lumintécnico é feito antes da implantação das Luminárias LED,garantindo uma iluminação uniforme e adequada ao espaço.
Como se percebe, é necessário muito estudo e muita ciência para se implantar a tecnologia LED. Muitas empresas no mercado não possuem essas ferramentas e propõem, simplesmente, a troca das luminárias antigas por luminárias LED genéricas, causando resultados desastrosos, que podem variar de iluminação intermitente, com trechos claros e escuros da via alternados ou, como muitas vezes é feito para encobrir as falhas, iluminação excessiva, o que causa desconforto aos condutores de veículos quando entram ou saem de uma via menos iluminada, por causa do ofuscamento.
Além da ausência de aporte técnico para realizar este tipo de estudo, a implantação de uma iluminação LED de qualidade cria também um problema logístico: Não basta possuir apenas um estoque de luminárias genéricas suficiente para suprir as luminárias que apresentarão problemas num curto período; Ao se trabalhar com luminárias configuradas especificamente para cada localidade, é fundamental que exista um planejamento de substitutições e manutenções, algo que só pode ocorrer quando existe um sistema de gestão e monitoramento dos pontos de iluminação.
Outro aspecto que deve ser levado em conta é a qualidade dos equipamentos utilizados. Ao mesmo tempo em que há poucos excelentes fabricantes de luminárias LED, muitas vezes fabricantes de produtos de qualidade duvidosa invadem o mercado com preços bastante competitivos. Devido a facilidade com que estes fabricantes conseguem obter certificados de quase todos os órgãos reguladores do mundo, não surpreende que muitos acabem adquirindo seus produtos, apenas para descobrir logo depois, que o barato sai caro.
Mesmo considerando apenas fabricantes de notória qualidade, ainda é necessária uma atenção e cuidado na escolha dos equipamentos que apenas profissionais do setor podem prover. Isto porquê, é importante recordar, a tecnologia LED é bastante recente, e os fabricantes vêm, a cada ano, melhorando a qualidade, a eficiência e a durabilidade de seus equipamentos. Afinal, esta tecnologia ainda está em desenvolvimento. Como resultado disto, uma luminária de um determinado fabricante, que seria uma das melhores do mundo há apenas um ou dois anos atrás, hoje é desprezível. Entretanto, por falta de conhecimento, muitas vezes vemos clientes - especialmente nos países em desenvolvimento - adquirindo esses produtos que já não tem espaço na Europa ou nos Estados Unidos, pensando que estão fazendo um excelente negócio. E é muito fácil ser induzido ao erro: Comparado às lâmpadas de vapor que estamos acostumados, mesmo os LEDs já defasados parecem ser um grande avanço. Entretanto, comparado às opções que existem no mercado, pode ser uma terrível escolha.
Por fim, como muitas cidades brasileiras estão percebendo, as luminárias LED são bastante sensíveis. Num mercado onde a maioria da iluminação pública utiliza a mesma rede de distribuição de energia que a concessionária usa para abastecer às residências e clientes comerciais, com freqüentes variações e oscilações no serviço, recursos limitados de proteção à descargas atmosféricas e elevadas sobrecargas, é natural ocorrer um grande número de danos aos equipamentos LED. Sem um controle profundo da energia que é fornecida para as luminárias, a possibilidade do equipamento funcionar pelo prazo previsto é praticamente nula. Para ser possível utilizar as luminárias LED com qualidade, eficiência energética e durabilidade esperados, além de técnica e equipamentos de qualidade, é fundamental um prévio investimento em infra-estrutura.
Rolex never made that many Paul Newman Daytonas replica watches sale as they didn't sell well. This created rarity, which now translates into value. It was difficult at the time to guess that fake watches that couldn't sell would be so desired, but that is the way it went. So if you are trying to predict what pieces today will go up in value? It isn't always a bad idea to find nice, but highly discounted watches that have something a but special to them. The Paul Newman film Winning had Newman wearing one of these Rolex replica watches sale ref. 6241 watches on the poster. I believe that Newman did not wear the watch in the movie actually, but he did own one and you can see him wearing it around in various pictures taken during his life. He seemed to like it off the bracelet on a sort of bund strap. Today this rolex replica sale Daytona model is among the most popular collectible rolex replica uk watches on the planet. They are very rare and go for big bucks when auctioned.