Compromisso sustentável
Pela qualidade de vida e manutenção de nosso ecossistema, cada vez mais governos e empresas assumem um compromisso sustentável. Não se trata de simples propaganda, mas da percepção que proteger o meio-ambiente é, além de fundamental, um bom negócio. É por isso que administradores de visão estão se envolvendo neste mercado: Preservar nosso meio ambiente não é apenas possível, mas uma oportunidade única.
Diversos governos e empresas em todo o mundo movimentam hoje um mercado global, ativo e dinâmico, de preservação ambiental. Bancos investem em projetos que sejam economicamente, socialmente, culturalmente e ambientalmente sustentáveis. Já existem bolsas com o único propósito de negociar ativos sustentáveis. E esse mercado vêm crescendo ano após ano. Apesar do Brasil ainda estar atrasado em relação à isto, já vemos os primeiros sinais de interesse em participar desse mercado.
Os governos e administrações públicas brasileiras não precisam ser excluídos deste saudável e lucrativo negócio. Adotando novas tecnologias de gestão de energia e iluminação pública, prefeituras irão reduzir suas emissões de CO2 e, assim, adquirir créditos de carbono que podem ser negociados e vendidos para outros governos e empresas que não conseguem reduzir suas próprias emissões ou para investidores que apostam na baixa e na alta do valor de mercado desses créditos.
Muito além do discurso: Preservar é lucrar.