Instalação e Reparos
A instalação do sistema de gestão de iluminação pública deve ser sempre realizada por técnicos treinados e capacitados, familiarizados com os equipamentos, a tecnologia envolvida e também com as características particulares de cada município e da energia distribuída pela concessionária local.
Engenheiros estudam e projetam, anteriormente, a melhor maneira de atender a cada município. Cada cidade tem suas próprias necessidades, quer seja em prazo para implantação, metodologia, áreas de maior interesse, e é por isso que a Integração das Soluções é tão importante para um bom planejamento e execução. Não existem duas cidades iguais, logo, não existem duas implantações identicas.
O planejamento varia de acordo com as características de cada município.
Mesmo durante a implantação do sistema de gestão - ou de outras melhorias tecnológicas, como as luminárias LED, por exemplo - as cidades não podem ficar às escuras. Por isso, desde o primeiro dia, equipes de manutenção começam a trocar as lâmapdas e luminárias que já estão funcionando abaixo do rendimento esperado.
Garantir a qualidade da energia que cada ponto de iluminação pública receberá da concessionária é outro desafio da implantação do sistema. Quadros precisam ser distribuídos pela cidade, e uma rede dedicada para iluminação pública precisa ser lançada - são poucos os municípios que já dispõem de rede exclusiva para o parque de iluminação pública.
Entretanto, após a conclusão da implantação do sistema de gestão, tudo fica mais fácil. A maioria das substituições de lâmpadas e luminárias é feita com antecedência. Mas, ainda assim, técnicos precisam estar de plantão em tempo integral, pois é impossível prever acidentes.